Game of Thrones | 5x02 – AS DUAS FACES DE JON
Jon Snow foi, é e sempre será um homem dividido. Preso entre a sua ideologia de honra Stark e a aceitação da realidade feia do mundo. A capacidade de gerir isso é o que o mantém vivo, ao contrário dos outros membros da Casa Stark, e a manter-se no lado do “Bem”. Quando o vemos a aceitar a morte de Mance é o Jon realista, obrigado a aceitar a justiça do rei, quando o vemos a matar o Rei Para Lá da Muralha com a flecha é o Jon idealista, a defender a honra e sofrimento de um homem que só tentou salvar o seu povo.
Neste episódio, Jon teve um enorme salto em termos de importância política em Westeros. É verdade que sempre fugiu a isso, mas já tínhamos percebido que era inevitável o passo. Stannis, um estratega brilhante e homem sabido, percebe que a única maneira de conquistar o Norte é com um nortenho. Jon é o homem honrado e capaz que lhe pode dar o maior território de Westeros, mas são exactamente essas características que impedem o jovem de aceitar o cargo. Jon o realista tem de negar o sonho de sempre do Jon idealista: ser um verdadeiro Stark.
Quando se preparava para mergulhar novamente no anonimato, o melhor amigo Sam faz ver aos seus irmãos todo o trabalho que Jon realizou nestes 40 episódios (e ridiculariza Slynt como nunca ninguém conseguiu humilhar a ele), e fá-los ver que sem ele provavelmente nenhum deles estava vivo. É verdade que no derradeiro momento foi o voto de Maester Aemon que lhe deu o título, mas considerando que à entrada do “Conclave” não tinha qualquer hipótese... foi uma cena bem menos complexa do que a descrita nos livros e com uma menor magnitude, mas que serviu o seu propósito e nos deu a satisfação que se esperava.
Pode-se pensar que Jon faria mais por Westeros como Stark, mas considerando que a verdadeira ameaça vem do gélido Norte, acredito que Jon será aquele que unirá wildlings e Night’s Watch e assim a Muralha poderá ter uma verdadeira hipótese de aguentar a avalanche que vem a caminho. Jon é neste momento um dos melhores arcos da série e que suscita mais interesse de acompanhar… and now his watch begins…
In Game of Thrones (Portugal)
#GameofThrones #APSPortugal
Autor: APS Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário