terça-feira, 21 de abril de 2015

ANÁLISE - "Marvel's Daredevil" (Episódio 2, "Cut Man") Este segundo episódio de...

ANÁLISE - "Marvel's Daredevil" (Episódio 2, "Cut Man")

Este segundo episódio de "Daredevil" dá-se logo após o final do episódio anterior. Após ouvir o rapto de uma criança e ter-se dirigido para o local, vemos que este se encontra agora caído num contentor, num beco da cidade. Ferido, Murdock é ajudado por Claire Temple (a primeira aparição de Rosario Dawson, na série).

A relação dos dois evolui ao longo de todo o episódio. No início, o nervosismo domina Claire, que tem um homem mascarado a esvair-se em sangue na sua sala de estar. As interacções dos dois são fantásticas, a química é notável e os momentos em que vemos Matt a utilizar os seus sentidos extraordinários são de deixar cair o queixo. (A sério, tive mesmo de me baixar e levantá-lo do chão, já tinha a boca seca.)

As reacções de Claire, nesses momentos, são iguais às do espectador, o que torna a imersão muito maior. Tudo isto se desenvolve até ao momento em que, apesar das ambiguidades e de Matt dizer ser um assassino sem compaixão, Claire vê que ele não é mau.

Os flahsbacks que nos contam o passado do protagonista também foram particularmente fortes, contando o que levou à morte do pai de Matt. São cenas bem conseguidas e uma perspectiva diferente do Battlin' Jack, tornando-o uma figura mais generosa e protectora.

O outro arco do episódio, por sua vez, foi bem menos interessante, com Foggy e Karen a fazerem uma "Rally das Tascas". Embora tenha sido divertido e tenha aliviado da tensão das restantes cenas, pareceu desnecessário. Esperemos que estes dois tenham algo para fazer nos próximos episódios.

O que marca faz deste episódio um dos grandes é os seus cinco minutos finais. Num plano de sequência, vemos um Daredevil ferido a lutar, num corredor, com o grupo que raptou a criança. Vemos portas a rebentarem, pessoas a saírem e a voltarem a entrar no plano, um microondas a voar (!), e muito mais. Cada murro e cada pontapé é exaustivo e de tirar o fôlego, a nós e aos intervenientes. O próprio Murdock vai enfraquecendo, ao longo da luta, dada a sua condição. Uma cena absolutamente brilhante para ser vista vezes sem conta.

REFERÊNCIAS AO MCU (Marvel Cinematic Universe): Jack Murdock, pai de Matt, luta com Carl Creel, também conhecido como The Absorbing Man. Creel apareceu inclusivamente em Agents of SHIELD Portugal, no primeiro episódio da 2ª Temporada.




Autor: APS Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário