quinta-feira, 4 de junho de 2015

APS Review Game of Thrones 5x08 Facto: Este é o melhor episódio da temporada a...

APS Review
Game of Thrones 5x08

Facto: Este é o melhor episódio da temporada até ao momento (e provavelmente até ao final). Facto: Este é, se não o melhor, um dos melhores da série. Sim, muito há a falar dos últimos 20 minutos do episódio, que entra directamente para o top 3 pessoal de melhores momentos (juntamente com libertação de Astapor e o banho de Jaime e Brienne), mas foquemo-nos por momentos na parte intelectual do episódio e deixemos a física. Finalmente Tyrion e Dany conhecem-se oficialmente (sim, vou começar a contar a partir daqui!) e roçou a perfeição.

No primeiro momento Tyrion brinca com estar a pensar se aceita servir Dany, mas tudo nos mostra a subjugação. Pode-se pensar que Tyrion foi cruel com Jorah, mas engane-se quem pensa que há um cenário em que Dany o perdoaria. Tyrion salvou-lhe a vida e ao mesmo tempo conquistou a confiança de Dany. Win Win. Foi a primeira vez que ouvimos abertamente que Jorah ama Daenerys, a pessoa não a rainha, e sentimos sempre pena do olhar desesperado (acompanhado pela música tristíssima). Mais uma vez ele é expulso e mais uma vez não aceita o “não” como resposta.

O segundo é uma verdadeira lição de política e inteligência. Não nos enganemos: Dany é uma criança (literalmente nos livros) comparada com Tyrion. A sua prerrogativa é sempre mandar matar quando não tem argumentos para mais (a Tyrion ameaça quatro vezes, Jorah duas e até ao noivo!). Agora é que a rainha de Meereen irá crescer como governante e perceber que para o Trono de Ferro não basta fogo e sangue. Nas duas cenas Tyrion tem falas incríveis e Dany fica-se por aquela que desde logo figurou no trailer da temporada.

“Eu sou o maior assassino de Lannisters do nosso tempo.” – Tyrion
“É muito cedo para saber se mereceis o meu serviço.” – Tyrion
“Não podeis construir um mundo melhor sozinha.” – Tyrion
“Assassínio e política não são sempre a mesma coisa.” – Tyrion
“Ele idolatra-vos, até acredito que está apaixonado por vós…” – Tyrion
“Um líder que mata aqueles que a idolatram não é um líder que incentiva idolatração.” – Tyrion
“Um dia dir-vos-ei porque matei o meu pai, e se esse dia chegar, precisarei de mais vinho que este.” – Tyrion
“Aqui estamos nós, dois terríveis filhos de dois pais terríveis.” – Tyrion
“Se cortares a minha cabeça… pelo menos os meus últimos dias foram interessantes.” – Tyrion
“Eu não vou parar a roda, eu vou partir a roda.” – Daenerys

Em suma, foram dois momentos muito bons que balancearam bem o episódio para a carnificina que se seguiu. Ver Tyrion a educar Dany e esta a tirar-lhe o copo da mão deixa antever grandes momentos entre estes dois, o que a mim entusiasma muito! Agora podemos voltar a falar novamente dos White Walkers, vá…

In Game of Thrones (Portugal)

#GameofThrones #APSPortugal




Autor: APS Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário