A primeira série que vamos buscar ao baú é da década de 80, tendo sido o primeiro episódio emitido a 29 de setembro de 1985, nos EUA. Produzida por Henry Winkler e John Rich, a série passava-se em dois locais: Los Angeles e Vancouver. O protagonista era Richard Dean Anderson, que foi escolhido para o papel pelo seu ar despretensioso enquanto usava óculos, algo que agradou os produtores que procuravam esta característica, e a música, tão única e especial, teve como compositor Randy Edelman. Para os mais distraídos ou para aqueles que têm o “nome na ponta da língua”, o nome da série é MacGyver. A série teve um total de 7 temporadas e de 139 episódios, tendo o último episódio sido transmitido a 21 de Maio de 1992, nos EUA. Em Portugal, foi transmitida pela RTP, que procurava um herói que colmatasse a lacuna deixada por outro herói televisivo da década de 80: O Justiceiro.
O título da série tem o nome do protagonista, Angus “Mac” MacGyver (o primeiro nome só é revelado em “Good Night, MacGyver”, da temporada 7), um agente secreto que se caracterizava pelo facto de não usar armas. Todos os seus problemas eram resolvidos com base em conhecimentos científicos e, claro está, ao seu famoso canivete suíço. O facto de ser multifacetado e com uma capacidade de improviso acima da média, levou à criação de uma expressão, MacGyverismo, que remete precisamente para o facto de se criar um item útil a partir de objetos, aparentemente, inúteis.
O restante elenco é constituído por Dana Elcar, que interpreta Pete Thornton, chefe e melhor amigo de MacGyver. Quando se torna diretor de operações na fundação Phoenix, vai buscar MacGyver, que o tinha impressionado anteriormente. Bruce McGill desempenha o papel de Jack Dalton, um aviador, amigo do Mac, que sempre se mete em sarilhos ao envolver-se em sistemas fraudulentos para enriquecer. Também podemos destacar Michael Des Barres, que desempenhou o papel de Murdoc, um vilão, de Teri Hatcher, como Penny Parker, ou ainda John Anderson, no papel de Harry Jackson.
MacGyver era capaz de tudo, até de construir um telescópio em 35 segundos. A curiosidade de todas as suas engenhocas é que são viáveis do ponto de vista científico, sendo que, em algumas, não era mostrado todo o procedimento para evitar que as crianças imitassem em casa e se magoassem. Ainda no capítulo das curiosidades, o primeiro nome do protagonista começou por ser Stace, mas acabou em Agnus.
E vocês, têm alguma curiosidade ou comentário a partilhar acerca do MacGyver? Passaram horas a ver (ou rever) os episódios desta série americana? Ainda Te Lembras de alguma história que queiras partilhar?
Watson, #APSPortugal
Autor: APS Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário