sexta-feira, 25 de abril de 2014

APS REVIEW DA VINCI'S DEMONS - T2E05: “THE SUN AND THE MOON" Finalmente temos o...

APS REVIEW

DA VINCI'S DEMONS - T2E05: “THE SUN AND THE MOON"



Finalmente temos o bom velho Da Vinci de volta! A série retomou o seu ritmo enérgico habitual, sendo que este quinto episódio nos traz novas revelações e a sua acção divide-se essencialmente entre Florença/Nápoles e toda a turbulência que a família Médici atravessa e o Novo Mundo onde finalmente chegaram Leonardo e a sua tripulação.



Lorenzo encontra-se preso, pelo Duque Alfonso, em Nápoles e tem passado um mau bocado, mas há um pormenor que certamente fará a diferença no desenrolar deste cativeiro: a esposa de Alfonso é uma antiga paixão do nosso Lorenzo. Enquanto isto, em Florença, a tensão e os jogos de poder continuam. Clarice mantém o papel de mulher guerreira, mas no fim do episódio esta vacila e trai de forma carnal o seu esposo com Carlo. Como evoluirão estes dois novos duos amorosos?...



No Novo Mundo, da Vinci e a sua tripulação descobrem toda uma nova concepção de vida e de mundo. Apesar do clima muito adverso e atípico Leonardo, igual a ele mesmo, aproveita para se deslumbrar e perceber toda aquela nova fauna e flora que o rodeia. O primeiro contacto com os nativos é complexo, pois a barreira linguística constituiu um sério problema.



Esta cena de encontro com o primeiro nativo foi, a meu ver, sublime e descreve na perfeição quem foi Leonardo da Vinci. Enquanto um dos membros da sua tripulação se sente automaticamente ameaçado pela diferença e pela barreira linguística, respondendo automaticamente com violência, Leonardo, um humanista, percebe que do outro lado também há esse mesmo sentimento de desconfiança e insegurança para com a diferença, pois trata-se de um ser humano tal como eles e que violência só irá gerar uma resposta igualmente violenta.



Tal como esperado, Da Vinci e a sua tripulação são feitos prisioneiros deste estranho povo e há uma cena de um ritual, em que os prisioneiros terão sabiamente de escolher o seu destino, que é novamente um pedaço de magia sob a forma de audiovisual. Depois de dois dos elementos da tripulação verem o seu destino terminar ali fruto de uma má escolha, Leo tem mais um golpe de génio e "salva o dia" no último momento evitando a morte do seu companheiro de sempre, Zoroaster.



Este episódio traz-nos, ainda, o reencontro entre Da Vinci e Zoroaster com Nico e Riario. Adorei ver a alegria entusiasta de Leo e Zo ao encontrar Nico, mas este aparentemente converteu-se ao catolicismo e está muito reticente em continuar a levar a sua antiga vida. Riario continua igual a ele mesmo, frio, calculista, manipulador e percebe que a melhor maneira de sobreviverem àquele ambiente diferente e hostil será criarem uma aliança.



No final do episódio temos, ainda, "a cereja no topo do bolo" com a grande revelação sobre a mãe de Da Vinci, que já esteve naquele local e foi ela que levou até lá o Livro das Folhas. Finalmente os dados estão lançados e Leonardo tem a certeza que este livro é real. Também já é notória a grande cumplicidade entre este e a sacerdotisa Inca, Ima, a qual estou muito curiosa para ver como se desenvolverá.



In Da Vinci's Demons Portugal

#apsportugal







Autor: APS Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário