quinta-feira, 29 de maio de 2014

APS REVIEW HANNIBAL - T2X13: "Mizumono" “Quando chegar o momento, irás fazer o...

APS REVIEW

HANNIBAL - T2X13: "Mizumono"



“Quando chegar o momento, irás fazer o que é necessário?” Esta pergunta, feita em coro por Crawford e Hannibal dá o mote ao último episódio desta segunda season; episódio feroz, cruel, mas também duma sensibilidade rara.



O cerco fecha-se. Crawford e Will estão prontos para acionar a última peça da sua armadilha. O jantar em casa de Hannibal será o local desta última ceia e um lugar de sacrifício. Até chegar a altura, somos levados a observar cada uma das personagens à medida que se vão preparando para o grande final (Alana e os seus pesadelos; o plano de fuga de Hannibal e Will, a pressão do FBI sobre o pescoço de Crawford…) Em suma, todas as personagens se encontram num momento de alta vulnerabilidade, tanto física como psicológica e todos dançam com uma corda à volta do pescoço.



Um requinte deste episódio foi o tique-taque do relógio, que nos vai aproximando das horas fatais. E então o jantar começa: a famosa cena na cozinha, entre Hannibal e Crawford, uma luta sangrenta que acaba mal para Crawford. Enquanto isso, Alana, que também entrou em casa de Lecter, tem uma surpresa: Abigail está viva. Mas o momento dura pouco tempo. Abigail, após lhe pedir desculpa, atira-a pela janela e é com horror que assistimos ao seu mergulho nas trevas. (será um mergulho permanente?)



O último participante a chegar é o convidado de honra, Will Graham, que também encontra Abigail.



As cartas já foram jogadas, ele sabe que Hannibal anteviu tudo e, num momento que teve tanto de cruel como de belo, Lecter golpeia-o com um abraço. Lecter nunca teve os olhos tão enegrecidos como neste episódio, pela primeira vez parece estar realmente magoado. “Permiti que me conhecesses. Que me visses. Ofereci-te uma dádiva rara. Mas tu não a quiseste.”

Abigail sempre fora um elo entre os dois homens, uma espécie de filha em comum. Mas após a atitude de Will, o laço foi rasgado e exige-se um sacrifício pela amizade desfeita. Abigail faz as vezes do cordeiro sacrificial nas mãos de Hannibal, acabando no chão com o pescoço cortado junto a Will.



O episódio acaba com Hannibal a sair para a chuva, a lavar-se da sua antiga vida e preparando-se para uma nova etapa (e descobrimos, no final do genérico, que será possivelmente ao lado da Dra. Bedelia Du Maurier.)



O episódio acabou da pior forma possível para quatro personagens mas, se assim não fosse, seria Lecter o derrotado. E dificilmente o poderia ser: Lecter representa, em última instância, o “super-homem” de Nietzsche – um homem capaz de criar a sua própria moral, de se erguer acima de todos os obstáculos e de caminhar como um deus entre os mortais.



Durante esta série ficámos deliciados com as mil e uma torturas que foram infligidas às personagens; agora, somos nós os torturados, condenados a esperar um ano pela continuação desta obra-prima fabulosa.



In Hannibal Portugal









Autor: APS Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário